A HISTÓRIA DE BOA UNIÃO PELAS LENTES DOS EDUCANDOS
Ubaldo Péricles Rodrigues da Fonte
PROJETO
ELABORADO PARA FINS AVALIATIVOS DO MÓDULO PROJETO DO CURSO MÍDIAS E EDUCAÇÃO
TURMA 3.
Alagoinhas
/ BA
12/09/2012.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO__________________________________________03
2 QUESTÕES NORTEADORAS______________________________04
3 OBJETIVOS_____________________________________________04
4 REFERENCIAL TEORICO DA PESQUISA___________________04
5 METODOLOGIA_________________________________________05
REFERENCIAS____________________________________________05
A História de Boa União pelas Lentes dos Educandos.
Autor: Ubaldo
Péricles Rodrigues da Fonte
1 INTRODUÇÃO
O tema desta
pesquisa é a histórica local da pequena comunidade quilombola de Boa União
através das lentes dos celulares e câmeras digitais dos alunos.
A escolha do tema:
Escolheu-se esse tema porque o autor deste projeto é
professor licenciado em História, o que
o deixa mais a vontade para trabalhar com este o mesmo. Ao mesmo tempo, devido à
familiaridade com a localidade inserida no projeto, com a comunidade
quilombola, incluindo os educandos, porque com estes já trabalha lecionando a
mais de 10 anos, situação que o qualifica para coordenar tal empreitada.
Ao mesmo tempo, estudar a História é muito mais do que o
simples ato de busca-la pronta nos livros didáticos e livros acadêmicos, é sim,
desenvolver o senso crítico, é verdadeiramente a análise dos fatos e
documentos. Portanto, o fazer história é o ato da pesquisa, da investigação histórica,
do envolvimento do sujeito com o objeto histórico, é o desenvolvimento coerente
do senso de criticidade e da reflexão filosófica do tema. Nesse caso,
transferimos o educando para um papel de sujeito ativo neste labor.
A história também deve partir daquilo que é mais
significativo para o educando e neste aspecto, seria muito mais significativo
partir da história local, sim, dos registros orais e escritos dos seus
ancestrais, da sua comunidade, do saber popular, das tradições culturais.
Também, esta é uma oportunidade de envolver a disciplina
(História), a pesquisa de campo e as mídias em um único projeto para o
desenvolvimento dos alunos.
A importância do tema para a comunidade:
A importância deste tema para a comunidade é a
valorização da sua cultura, de sua origem histórica, do resguardo dos registros
de seus ancestrais. Como dizia o grande ativista e intelectual negro jamaicano
Marcus Garvey: “O povo sem sua história – origem e cultura – é como uma arvore
sem raiz”.
Para o educando a importância do tema está na ruptura do
papel passivo de mero banco de dados do qual se tem feito dos mesmos na
concepção tradicional para uma postura revolucionária de sujeito ativo do fazer
histórica via pesquisa de campo. Ao mesmo tempo, se apropriando de recursos dos
quais os mesmos já dominam muito bem que são as mídias como os celulares,
câmeras digitais e programas de vídeo como o Windows vídeo maker, etc.
A contribuição esperada de sua pesquisa:
Contribuir desenvolvendo um educando atuante, cidadãos
com iniciativa, jovens com senso crítico, capazes de pensar por si mesmo. Para
a comunidade a valorização de sua autoestima, do resgate e preservação de parte
de sua cultura que são as suas origens que devem ser preservadas nos anais e na
memória de seus jovens. Ao mesmo tempo se espera tornar a experiência do
aprendizado histórico mais prazeroso para esses jovens quilombolas, torna-la
significativa através da prática e utilização das mídias e novas tecnologias do
qual estão totalmente acostumados.
O contexto do qual a pesquisa será realizada:
O projeto será inserido junto à turma de 8º série,
matutina, do Colégio Municipal Miguel Santos Fontes, localizado no distrito
rural e tradicional de Boa União por contar com a presença de diversas
comunidades quilombolas como Cangula e Outeiro. O Distrito de /Boa União está
localizado na Zona Rural da Cidade de Alagoinhas, cerca de 10 km do centro da
cidade. Alagoinhas fica a cerca de 110 km da capital da Bahia, Salvador. A
comunidade de Boa União sobrevive de uma agricultura de subsistência dependente
da cultura da mandioca e seus derivados. Os excedentes são comerciados na Feira
local da cidade de Alagoinhas-Ba.
2 QUESTÕES NORTEADORAS
1º ) Onde está
localizada Boa União?
2º ) Quando
surgiu o povoado de Boa União?
3º ) Qual a
origem da comunidade de Boa União?
4º ) Quais os
principais fatos históricos que marcaram a trajetória de Boa União?
5º ) Qual foi a
contribuição dos povos formadores da população brasileira na história de Boa
União?
6º ) Quais as
personalidades do passado que influenciaram a história da localidade?
7º ) Como os
negros quilombolas e escravos contribuíram na formação dessa comunidade?
8º ) Quais as
relações entre os quilombos, a história e a cultura que se formou em Boa União?
9º ) Quando e
como surgiram os quilombos do Cangula e Outeiro que contribuíram com a formação
da história e cultura de Boa União?
10º ) Qual a
importância do projeto de mídias na pesquisa da
história local da comunidade?
3 OBJETIVOS
Objetivo geral:
O resgate da História local através das mídias e lentes
dos educandos.
3.1Objetivos
específicos:
Estimular nos jovens o gosto pela pesquisa rompendo com a
postura tradicional passiva.
Desenvolver uma consciência preservacionista comunitária
da cultura local.
Tornar a educação dinâmica e mais prazerosa partindo de
elementos significativos para os estudantes.
Inserir as mídias como facilitadoras e estimuladores dos
métodos didáticos.
Colaborar resgatando a autoestima desses jovens
quilombolas através do registro dos atos históricos de seus ancestrais
negros.··.
.
4 REFERENCIAL TEORICO DA PESQUISA
Iniciar uma
pesquisa junto aos jovens educandos numa pequena comunidade onde nunca houve
pesquisadores de tema alguma e nem sequer pesquisa história local é como
plantar em terreno novo e desconhecido e nunca se sabe exatamente o que esperar
da colheita o que torna o tema fascinante e desafiador. Contudo, toda viagem
precisa de uma bússola norteadora e com isso encontramos a importância do papel
das referências teóricas.
Entre os autores
que estimularam este autor do projeto ao longo de sua carreira, está o grande
antropólogo Gilberto Freire em seus maravilhosos e interessantes ensaios, entre
eles, Casa Grande e Senzala e Sobrados e Mocambos, porque destes é possível
descobrir a verdadeira contribuição das comunidades negras na formação do povo
brasileiro assim como das contribuições culturais advindas da miscigenação com
o colonizador português e do nativo ameríndio. Este de forma prazerosa
utilizando-se de um texto atraente explica o Brasil e o seu povo pelo olhar
cultural.
Considerando a
grande miscigenação não somente racial, mas, também, cultural, é possível
evidenciar a importância da transmissão da cultura da mandioca e seus derivados
provenientes das técnicas indígenas diretamente para os quilombolas ou quiça,
indiretamente, através do contato cultural dos afro-brasileiros com os seus antigos
senhores, os caboclos. Relação cultural está que deve ser investigada dentro do
contexto da pesquisa histórica da comunidade quilombola de Boa União. Portanto,
se faz importante a leitura do grande mestre Gilberto Freire.
Ao mesmo tempo por tratar-se de
uma comunidade de forte influência quilombola na sua formação cultual, se faz
necessária a leitura do autor Abdias Nascimento em sua obra Quilombismo. Antes
de Abdias, quilombo era visto apenas como um lugar de negros fugidos. Contudo,
foi este grande autor que viu no quilombismo qualquer forma de resistência
negra seja ela de negros fugidos ou qualquer outra forma de associação
comunitária de afrodescendentes ou mesmo, sejam elas legais ou ilegais.
Percebida desta forma a teoria de Abdias, concorda-se plenamente com a
ampliação do conceito concebida por este autor e legítima-se a leitura por
parte dos educandos envolvidos neste projeto da obra do mesmo.
Considerando o lado pedagógico da pesquisa, também a
interação dos educandos com o objeto da pesquisa, assim como com as pessoas
entrevistadas e considerando o importante papel do sócio-interacionismo
desenvolvido por Lev Vygotsky, se faz necessário a leitura prévia de suas obras
cientificas e a influência deste neste trabalho.
Outro autor que influenciou e
estimula este projeto de pesquisa é o historiador baiano PHD João José Reis
pelas diversas pesquisas e publicações sobre quilombos e resistência negra na
Bahia.
5 METODOLOGIA
Através da pesquisa de campo utilizando-se de um método
de pesquisa histórico investigativo, usando de entrevistas com pessoas da
comunidade local registradas em vídeos e também em visitas em arquivos públicos
da Prefeitura Municipal, do IBGE e Igreja Católica. Serão consideradas também fontes
orais pelo fato da pesquisa se dar em ambiente de tradições afro-brasileiras.
Os alunos foram estimulados ao trabalho de pesquisa investigativa entrevistando
as pessoas mais experientes da sua comunidade. Os resultados serão analisados
utilizando interpretações do grupo e estatística em gráficos.
REFERENCIAS
FREYRE,
Gilberto. Casa Grande & Senzala.
Editora Record, Rio de Janeiro, 1998.
FREYRE,
Gilberto. Sobrados e Mocambos: decadência
do patriarcado rural e desenvolvimento do urbano. São Paulo: Companhia
Editora Nacional, 1936.
NASCIMENTO,
Abdias. O Quilombismo. Rio Janeiro:
Editora Vozes, 1980.
REIS, João José.
Negociação e Conflito: A Resistência
Negra no Brasil Escravista. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
REIS, João José.
Liberdade por um fio: História dos
Quilombos do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
VYGOTSKY, Lev. Psicologia Pedagógica. São Paulo: WMF
Martins Fontes, 2004.
VYGOTSKY, Lev. Formação Social da Mente. São Paulo: Ed.
Martins Fontes, 1999.
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