quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A HISTÓRIA DE BOA UNIÃO PELAS LENTES DOS EDUCANDOS


A HISTÓRIA DE BOA UNIÃO PELAS LENTES DOS EDUCANDOS

   

 

               Ubaldo Péricles Rodrigues da Fonte

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO ELABORADO PARA FINS AVALIATIVOS DO MÓDULO PROJETO DO CURSO MÍDIAS E EDUCAÇÃO TURMA 3.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alagoinhas / BA

12/09/2012.

 

 

SUMÁRIO

 

 

 

1 INTRODUÇÃO__________________________________________03

 

2 QUESTÕES NORTEADORAS______________________________04

 

3 OBJETIVOS_____________________________________________04

 

4 REFERENCIAL TEORICO DA PESQUISA___________________04

 

5 METODOLOGIA_________________________________________05

 

REFERENCIAS____________________________________________05

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A História de Boa União pelas Lentes dos Educandos.

                           Autor: Ubaldo Péricles Rodrigues da Fonte

 

 

1 INTRODUÇÃO

 O tema desta pesquisa é a histórica local da pequena comunidade quilombola de Boa União através das lentes dos celulares e câmeras digitais dos alunos.

A escolha do tema:

Escolheu-se esse tema porque o autor deste projeto é professor licenciado em  História, o que o deixa mais a vontade para trabalhar com este o mesmo. Ao mesmo tempo, devido à familiaridade com a localidade inserida no projeto, com a comunidade quilombola, incluindo os educandos, porque com estes já trabalha lecionando a mais de 10 anos, situação que o qualifica para coordenar tal empreitada. 

Ao mesmo tempo, estudar a História é muito mais do que o simples ato de busca-la pronta nos livros didáticos e livros acadêmicos, é sim, desenvolver o senso crítico, é verdadeiramente a análise dos fatos e documentos. Portanto, o fazer história é o ato da pesquisa, da investigação histórica, do envolvimento do sujeito com o objeto histórico, é o desenvolvimento coerente do senso de criticidade e da reflexão filosófica do tema. Nesse caso, transferimos o educando para um papel de sujeito ativo neste labor.

A história também deve partir daquilo que é mais significativo para o educando e neste aspecto, seria muito mais significativo partir da história local, sim, dos registros orais e escritos dos seus ancestrais, da sua comunidade, do saber popular, das tradições culturais.

Também, esta é uma oportunidade de envolver a disciplina (História), a pesquisa de campo e as mídias em um único projeto para o desenvolvimento dos alunos.

A importância do tema para a comunidade:

A importância deste tema para a comunidade é a valorização da sua cultura, de sua origem histórica, do resguardo dos registros de seus ancestrais. Como dizia o grande ativista e intelectual negro jamaicano Marcus Garvey: “O povo sem sua história – origem e cultura – é como uma arvore sem raiz”.

Para o educando a importância do tema está na ruptura do papel passivo de mero banco de dados do qual se tem feito dos mesmos na concepção tradicional para uma postura revolucionária de sujeito ativo do fazer histórica via pesquisa de campo. Ao mesmo tempo, se apropriando de recursos dos quais os mesmos já dominam muito bem que são as mídias como os celulares, câmeras digitais e programas de vídeo como o Windows vídeo maker, etc.

A contribuição esperada de sua pesquisa:

Contribuir desenvolvendo um educando atuante, cidadãos com iniciativa, jovens com senso crítico, capazes de pensar por si mesmo. Para a comunidade a valorização de sua autoestima, do resgate e preservação de parte de sua cultura que são as suas origens que devem ser preservadas nos anais e na memória de seus jovens. Ao mesmo tempo se espera tornar a experiência do aprendizado histórico mais prazeroso para esses jovens quilombolas, torna-la significativa através da prática e utilização das mídias e novas tecnologias do qual estão totalmente acostumados.

O contexto do qual a pesquisa será realizada:

O projeto será inserido junto à turma de 8º série, matutina, do Colégio Municipal Miguel Santos Fontes, localizado no distrito rural e tradicional de Boa União por contar com a presença de diversas comunidades quilombolas como Cangula e Outeiro. O Distrito de /Boa União está localizado na Zona Rural da Cidade de Alagoinhas, cerca de 10 km do centro da cidade. Alagoinhas fica a cerca de 110 km da capital da Bahia, Salvador. A comunidade de Boa União sobrevive de uma agricultura de subsistência dependente da cultura da mandioca e seus derivados. Os excedentes são comerciados na Feira local da cidade de Alagoinhas-Ba.

 

 

2 QUESTÕES NORTEADORAS

 

1º ) Onde está localizada Boa União?

2º ) Quando surgiu o povoado de Boa União?

3º ) Qual a origem da comunidade de Boa União?

4º ) Quais os principais fatos históricos que marcaram a trajetória de Boa União?

5º ) Qual foi a contribuição dos povos formadores da população brasileira na história de Boa União?

6º ) Quais as personalidades do passado que influenciaram a história da localidade?

7º ) Como os negros quilombolas e escravos contribuíram na formação dessa comunidade?

8º ) Quais as relações entre os quilombos, a história e a cultura que se formou em Boa União?

9º ) Quando e como surgiram os quilombos do Cangula e Outeiro que contribuíram com a formação da história e cultura de Boa União?

10º ) Qual a importância do projeto de mídias na pesquisa da  história local da comunidade?

 

             

 

3 OBJETIVOS

Objetivo geral:

O resgate da História local através das mídias e lentes dos educandos.

 

3.1Objetivos específicos:

Estimular nos jovens o gosto pela pesquisa rompendo com a postura tradicional passiva.

Desenvolver uma consciência preservacionista comunitária da cultura local.

Tornar a educação dinâmica e mais prazerosa partindo de elementos significativos para os estudantes.

Inserir as mídias como facilitadoras e estimuladores dos métodos didáticos.

Colaborar resgatando a autoestima desses jovens quilombolas através do registro dos atos históricos de seus ancestrais negros.··.

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4 REFERENCIAL TEORICO DA PESQUISA

 

Iniciar uma pesquisa junto aos jovens educandos numa pequena comunidade onde nunca houve pesquisadores de tema alguma e nem sequer pesquisa história local é como plantar em terreno novo e desconhecido e nunca se sabe exatamente o que esperar da colheita o que torna o tema fascinante e desafiador. Contudo, toda viagem precisa de uma bússola norteadora e com isso encontramos a importância do papel das referências teóricas.

Entre os autores que estimularam este autor do projeto ao longo de sua carreira, está o grande antropólogo Gilberto Freire em seus maravilhosos e interessantes ensaios, entre eles, Casa Grande e Senzala e Sobrados e Mocambos, porque destes é possível descobrir a verdadeira contribuição das comunidades negras na formação do povo brasileiro assim como das contribuições culturais advindas da miscigenação com o colonizador português e do nativo ameríndio. Este de forma prazerosa utilizando-se de um texto atraente explica o Brasil e o seu povo pelo olhar cultural.

Considerando a grande miscigenação não somente racial, mas, também, cultural, é possível evidenciar a importância da transmissão da cultura da mandioca e seus derivados provenientes das técnicas indígenas diretamente para os quilombolas ou quiça, indiretamente, através do contato cultural dos afro-brasileiros com os seus antigos senhores, os caboclos. Relação cultural está que deve ser investigada dentro do contexto da pesquisa histórica da comunidade quilombola de Boa União. Portanto, se faz importante a leitura do grande mestre Gilberto Freire.

Ao mesmo tempo por tratar-se de uma comunidade de forte influência quilombola na sua formação cultual, se faz necessária a leitura do autor Abdias Nascimento em sua obra Quilombismo. Antes de Abdias, quilombo era visto apenas como um lugar de negros fugidos. Contudo, foi este grande autor que viu no quilombismo qualquer forma de resistência negra seja ela de negros fugidos ou qualquer outra forma de associação comunitária de afrodescendentes ou mesmo, sejam elas legais ou ilegais. Percebida desta forma a teoria de Abdias, concorda-se plenamente com a ampliação do conceito concebida por este autor e legítima-se a leitura por parte dos educandos envolvidos neste projeto da obra do mesmo.

Considerando o lado pedagógico da pesquisa, também a interação dos educandos com o objeto da pesquisa, assim como com as pessoas entrevistadas e considerando o importante papel do sócio-interacionismo desenvolvido por Lev Vygotsky, se faz necessário a leitura prévia de suas obras cientificas e a influência deste neste trabalho.

Outro autor que influenciou e estimula este projeto de pesquisa é o historiador baiano PHD João José Reis pelas diversas pesquisas e publicações sobre quilombos e resistência negra na Bahia.

 

 

 

 

 

 

 

 

5 METODOLOGIA

 

Através da pesquisa de campo utilizando-se de um método de pesquisa histórico investigativo, usando de entrevistas com pessoas da comunidade local registradas em vídeos e também em visitas em arquivos públicos da Prefeitura Municipal, do IBGE e Igreja Católica. Serão consideradas também fontes orais pelo fato da pesquisa se dar em ambiente de tradições afro-brasileiras. Os alunos foram estimulados ao trabalho de pesquisa investigativa entrevistando as pessoas mais experientes da sua comunidade. Os resultados serão analisados utilizando interpretações do grupo e estatística em gráficos.

 

REFERENCIAS

FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. Editora Record, Rio de Janeiro, 1998.

FREYRE, Gilberto. Sobrados e Mocambos: decadência do patriarcado rural e desenvolvimento do urbano. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1936.

NASCIMENTO, Abdias. O Quilombismo. Rio Janeiro: Editora Vozes, 1980.

REIS, João José. Negociação e Conflito: A Resistência Negra no Brasil Escravista. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

REIS, João José. Liberdade por um fio: História dos Quilombos do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

VYGOTSKY, Lev. Psicologia Pedagógica. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2004.

VYGOTSKY, Lev. Formação Social da Mente. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1999.

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