quarta-feira, 4 de julho de 2012

Vapor não foi superado


Certamente que o motor a vapor foi a base da Revolução Industrial iniciada pelos ingleses no século XVIII. Sem este tipo de tecnologia não seria possível o processo capitalista avançar como de fato ocorreu. Não teriamos fábricas, teriamos manufaturas e artesão trabalhando até hoje em suas corporações de ofícios. A primeira Revolução Industrial foi feita a  ferro e vapor!
Entretanto, aprendemos desde cedo nas escolas que tudo isso foi passado, que essa tecnologia foi superada pela invenção do motor a combustão interna a gasolina, diesel, etanol, gás, etc. Isso aconteceu durante a Segunda Revolução Industrial quando as mega empresas multinacionais passaram a dominar o cenário político mundial e o petróleo passou a ter grande importância econômica para grandes empresários e países.
Mas, será que a tecnologia a vapor foi mesmo superada pela invenção do motor a combustão interna?
Certamente que não, os motores de combustão interna foram preferidos porque combinão com o modelo capitalista moderno baseado na extração e comércio do petróleo. E a imagem de locomotivas fumacentas usando carvão poluidores mostradas nos livros didáticos nem de longe mostra a tecnologia que foi desenvolvida no sistema a vapor no final do século XIX e todo século XX. Vejam alguns exemplos, este carro foi o recordista de velocidade no início do século XX alcançando 320 km/h:




Existem muitos outros exemplos que irei mostrar aqui. Certamente que você também irá crer na viabilidade desssa tecnologia abandonada como muitas outras.

Um comentário:

  1. Veja esse Site.
    http://calwatts.blogspot.com.br/
    Novo motor revolucionário super econômico e eficiente, essa invenção permite dobrar a eficiência na queima e na conversão em movimento.
    É um motor a pistão que mistura motor a ar comprimido com vapor e injeção de combustível continuo, não acontece explosão e sim uma reação de combustão, isso permite queima mais lenta e completa do combustível em alta temperatura. A temperatura do gás de saída é baixa devido o aquecimento e evaporação de água dentro do circuito e por isso mais eficiente e elimina a perda de calor pelo radiador.

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